quinta-feira, 10 de março de 2011

O Peugeot-Cosworth de rali feito em casa


Uma das funções dos assessores de imprensa é “plantar a notícia” nos meios de comunicação. Isso muitas vezes inclui enviar releases meio estranhos sobre campeonatos regionais pouco conhecidos patrocinados por suas empresas. Desta vez foi a fabricante coreana de pneus Kumho comemorando os resultados no campeonato da Associação Britânica de Pilotos de Rally (British Trials and Rally Drivers Association). Publicidade pura que seria 100% ignorada não fosse o Peugeot-Cosworth de Andrew Burton, um dos carros mais populares da disputa. Rali, Peugeot e Cosworth… é, parece interessante.

Pesquisando mais sobre o carro, descobri que se trata de uma espécie de “Grupo B de garagem” pilotado e construído pelo próprio piloto em sua fazenda. O carro é um ícone underground do rali na Inglaterra, com direito até a uma página no Facebook repleta de fãs.
A ideia inicial de Andrew era misturar o ralizeiro devorador de asfalto 306 Maxi ao Metro 6R4 do grupo B. Ele começou a planejar seu 306 de rali quando aposentou outro projeto malucão, o Alfa-Ferrari. A inteção era montar a carroceria do 306 Maxi com um motor V64V V6, derivado dos DFV de Fórmula 1 e usado nos Metro 6R4. Com as devidas modificações estruturais, teoricamente ficou fácil equalizar a distribuição de peso, uma vez que o motor passou a ser central-traseiro e a caixa de marchas foi instalada na dianteira. Parecia incrível, mas se mostrou complicada na prática.


Depois de diversos problemas com a correia de sincronização e acoplamento de eixos, o motor foi substituído em 2000 por um Cosworth V6 de 2,5 litros de um Opel que corria no DTM. O ronco da nova usina – que girava a 11.000 rpm – conquistou ainda mais fãs da abordagem Mad Max, mas também se mostrou pouco confiável, chegando a causar um grande incêndio em 2005. Além disso, o motor precisava ser refeito depois de cada corrida, consumindo tempo e dinheiro demais.

Depois ver seu projeto quase ser consumido pelo fogo, Andrew decidiu usar um Cosworth 2.9 V6 produzido em série que gira a 9.000 rpm e tem potência (cerca de 400 cavalos) levemente reduzida em relação ao antigo, mas não precisa ser refeito a cada corrida. Ele foi desenvolvido durante a temporada de 2007 e se mostrou muito mais durável, sem perder o ronco característico. Além do novo Cosworth, o Peugeot tem caixa sequencial de seis velocidades Hewland com aletas na coluna de direção, tração integral, suspensão Reiger e cubos de roda Prodrive de um Subaru Impreza. Segundo o piloto, o carro ainda não está totalmente confiável, mas vence corridas e mantém o ritmo necessário para andar na frente.
Fonte: Jalopnik

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